Liberdade, Crítica e Política: A Coerência do Pensamento de Foucault a partir do seu Debate com Habermas

v. 7 n. 1 (2019): Dossiê "Michel Foucault" • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Autor: Elton Bernardo Bandeira de Melo

Resumo:

Em sua trajetória, Michel Foucault debruçou-se sobre diferentes objetos, produziu e aplicou abordagens distintas para problemas distintos, de forma tão original quanto controversa. Seu projeto intelectual foi criticado, aclamado, e, em boa medida, incompreendido por muitos de seus pares, ele mesmo tendo o definido e redefinido de diversas formas, o que torna desafiadora uma compreensão consistente do conjunto de sua obra. Este trabalho busca construir uma leitura dos contornos mais amplos do projeto foucaultiano, desde seu prefácio à Antropologia de Kant, até suas últimas entrevistas, apoiando-se em seu debate com Habermas. Para tanto, serão observadas a maneira como ele enxergou as relações entre sujeito, verdade e poder, e suas aproximações e afastamentos com a Escola de Frankfurt, bem como as principais críticas dirigidas a ele, e as possíveis defesas que se lhe oferecem, sobretudo no que diz respeito às suas posições quanto à normatividade, à verdade, à liberdade e à crítica. Ao fim e ao cabo, parece ser possível posicionar-se pela coerência do pensamento de Michel Foucault, bem como pela fecundidade de seu legado para uma reflexão prática e situada sobre nós mesmos.

DOI: https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i1.22956

Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/22956

Palavras-Chave: Foucault,Habermas, Antropologia,Normatividad

Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea caracteriza-se como um periódico digital, idealizado por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da UnB (Universidade de Brasília), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVII, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte.

A Revista pretende ser um espaço de divulgação de estudos interpretativos e discussões acerca de temas, questões e autores de destaque na história da filosofia moderna e contemporânea. Neste sentido, ela se propõe a publicar artigos originais, bem como traduções e resenhas, relativos ao pensamento filosófico moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, cujos autores sejam doutores, doutorandos ou mestres em filosofia (ou áreas afins).

Não será solicitado aos autores o pagamento de qualquer custo, referente tanto à submissão quanto ao processamento dos seus trabalhos.