O DISCURSO DE PAULO EM ATENAS, ENCONTRO ENTRE FÉ CRISTÃ E FILOSOFIA GREGA

v. 1 n. 1 (2013) • Revista Helius

Autor: Francisco José Silva

Resumo:

O discurso de Paulo em Atenas (Atos 17,16-34) é um dos primeiros textos em que se trata diretamente da relação entre gregos e cristãos. O discurso é emblemático, pois representa o primeiro encontro entre filosofia grega e fé cristã no interior do Novo Testamento. Ao ler o livro dos Atos dos Apóstolos, nos defrontamos com inúmeras situações de confronto entre judeus convertidos e gentios, onde se disputa sobre as obrigações destes últimos de seguir as práticas legais e rituais do judaísmo (como por exemplo, a circuncisão e a guarda do sábado). O discurso de Paulo em Atenas se dá por volta do ano 50-52 d.C., no Areópago, onde Paulo percebe o temor supersticioso (deisidaimonia) dos gregos, pois encontrou na cidade imagens para todas as divindades, incluindo uma dedicada ao ‘Deus desconhecido’ (agnôstô Theô), o qual ele utiliza como argumento para seu discurso, seus interlocutores são os filósofos epicuristas e estóicos. Estas escolas filosóficas, que estavam em voga na época, podem servir como mote para reflexão sobre as concepções de Deus dos judeus e gregos, bem como sua relação com a discussão filosófica na antiguidade tardia. Podemos perceber no discurso de Paulo influências do pensamento estóico, a partir dos temas tratados e da citação do filosofo estóico Cleantes (sec.IV a.C.), bem como da proximidade entre as ideias do apóstolo e do filósofo Sêneca (sec.I). Pretendemos de forma breve expor em que condições este encontro supostamente aconteceu e como ele serve de paradigma para compreender melhor a relação entre fé cristã e filosofia no mundo antigo.

Abstract:

Paul’s  speech  in  Athens  (Acts  17.16-34)  is one of the first texts that directly addressesthe    relationship    between    Greeks and Christians. The speech is  emblematic, as it represents the first meeting between Greek philosophy  and  Christian  faith  within  the New Testament. When reading the book of Acts,    we    are    faced    with    numerous situations  of  confrontation  between  Jewish converts  and  Gentile,  where  dispute  over the  obligations  of  the  latter  to  follow  the legal practices and rituals of Judaism (such as   circumcision   and   Sabbath   keeping). Paul’s speech in Athens takes place around the   year   AD   50-52, in   the   Areopagus, where    Paul    realizes    superstitious    awe (deisidaimonia)  of  the  Greeks,  as  found  in the city images for all deities, including one dedicated  to  the  'unknown  God'  (agnôstô Theo),  which  he  uses  as  an  argument  for his    speech,    his    interlocutors are    the epicurean  and  Stoic  philosophers.  These philosophical schools,  which  were  in  vogue at  the  time,  can  serve   as  a  theme  for reflection  on  the  concepts  of  God  of  the Jews  and  Greeks,  as  well  as  its  relation  to the     philosophical     discussion     in     late antiquity.  We  can  notice  in  the  speech  of Paul  influences  of  the  Stoic  thought,  from the   themes   treated   and   citation   Stoic philosopher  Cleanthes  (sec.IV  BC)  as  well as  the  proximity  of  the  ideas  of  the  apostle and  the  philosopher  Seneca  (sec.I).  We intend    to    briefly    explain    under    what conditions this meeting supposedly happened and how it serves as a paradigm to    better    understand    the    relationship between  Christian  faith  and  philosophy  in the ancient world.
 

ISSN: 2357-8297

Texto Completo: https://helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/17/26

Palavras-Chave: Cristianismo. Filosofia. Divindade.

Revista Helius

A Revista Helius é o periódico on-line semestral do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, com a política editorial de abranger todas as áreas da investigação filosófica. Nesse intuito, a revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica, estando aberta à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, das mais diversas ordens temáticas, segundos as quais se organizará a recepção das contribuições de artigos originais, traduções, resenhas e entrevistas.