Como as analogias da experiência de Kant norteiam a pesquisa científica?

v. 2 n. 2 (2019) - Dossiê "Comemoração dos 20 anos do Curso de Filosofia da Univ. Est. Vale do Acaraú (UVA)" e artigos (Varia). • Revista Helius

Autor: Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes

Resumo:

Minha contribuição para a questão título desse artigo é feita sob quatro passos. Em primeiro lugar, explico o que é física para Kant. Depois, mostro a necessidade de uma sintaxe como preparatória dos enunciados científicos e uma semântica como aplicabilidade empírica desses enunciados. O terceiro passo fala do engenho kantiano para uma definição de experiência compatível com uma ciência a priori. Por último, as analogias da experiência são interpretadas como propedêutica da ciência em geral.

Abstract:

My contribution to the title question of this article is made in four steps. First I explain what is Physics to Kant. Then I show the need for a syntax as a preparatory to scientific statements and a semantic as empirical applicability of these statements. The third step shows the Kantian ingenuity for a definition of experience compatible with an a priori science. Finally the analogies of experience are interpreted as propaedeutics of science in general.

ISSN: 2357-8297

Texto Completo: https://helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/103/126

Palavras-Chave: Kant. Analogias. Física.

Revista Helius

A Revista Helius é o periódico on-line semestral do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, com a política editorial de abranger todas as áreas da investigação filosófica. Nesse intuito, a revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica, estando aberta à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, das mais diversas ordens temáticas, segundos as quais se organizará a recepção das contribuições de artigos originais, traduções, resenhas e entrevistas.