Os 'símbolos' nietzschianos Dioniso e Apolo e a realidade por trás do véu

v. 4 n. 1 (2021) - Dossiê "Leituras Contemporâneas da Filosofia Grega Antiga" • Revista Helius

Autor: Micael Rosa Silva

Resumo:

Com a intenção de ressaltar a importância que Nietzsche concede à Filosofia grega antiga, o presente trabalho traz algumas considerações acerca do significado dos termos Apolo e Dioniso na sua primeira estética. Interessa-nos refletir em como, por meio da relação entre as pulsões apolínea e dionisíaca, o filósofo concebe a origem do antigo teatro de tragédia e qual a importância deste para o percurso da cultura ocidental. Contudo, a estratégia aqui empregada é considerar o que significam, no âmbito da linguagem, os termos em questão. Pensando nisso, com uma especial atenção aos Fragmentos e Escritos póstumos, este artigo pretende indicar que Apolo e Dioniso são, na obra nietzschiana de juventude, símbolos [Symbole] que expressam uma visão de mundo artística. Para tal, o texto é dividido em três partes: 1) o que Nietzsche entende por “símbolo” de acordo com suas reflexões deixadas nos Fragmentos do período de O Nascimento da tragédia; 2) qual é a visão de mundo metafísico-artística expressa por estes símbolos; 3) qual a função metafísico-artística da tragédia grega, então considerada como a obra de arte superior.

Abstract:

In order to emphasize the importancethat Nietzsche gives to the ancient Greek philos-ophy,  this  work presents some considerationsabout  the  meaning  of  the  terms Apollo andDionysus in its first aesthetic. Interests us reflecting on how  through  the  relationship  betweenthe apollonian and dionysian drives [Trieb],  thephilosopher conceives the origin of the ancienttragedies  theater  and  its  importance  for  thecourse of Western culture. However, the strategy employed here is to consider what means, inscope  of  language,  these  terms  in  question.Thinking  about  this,  with  special attention  to Fragments and Writings  Posthumous,  this  paperintends to indicate that Apollo and Dionysus are, in Nietzsche's  youth  works,  symbols  [Symbole] that express an artistic worldview. For this, thetext is divided in three parts: 1) what Nietzsche understands  by  “symbol”  according  to  his  reflections left in the Fragments from the period of The Birth of Tragedy; 2) what is the metaphysical-artistic worldview expressed by these symbols; 3) what was the metaphysical-artistic function of Greek tragedy, then considered as the superior work of art.

ISSN: 2357-8297

Texto Completo: https://helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/259/225

Palavras-Chave: Apolo. Dioniso. Nietzsche. Símbolo. Tragédia grega.

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