MAL E MISOGINIA

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Maria de Lourdes Borges

Resumo:

Nesse trabalho, pretendo propor uma relação entre mal e misoginia. Inicio com a teoria kantiana sobre o mal, apresentando seus três graus: fraqueza, impureza e perversidade. Analiso então o seguimento dessa discussão, nos textos de Hanna Arendt e Claudia Card, com os conceitos de banalidade do mal e de atrocidade. Num segundo momento, eu apresento a teoria sobre misoginia em Kate Manne. Por fim, estabeleço relações entre machismo, misoginia, mal e atrocidade.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5461

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5461/4672

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.