"APOSTA EPISTÊMICA", O FEMINISMO DESCOLONIAL DE YUDERKYS ESPINOSA MIÑOSO

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Susana de Castro

Resumo:

Resumo: este texto aborda a perspectiva do feminismo descolonial da afrocaribenha Yuderkys E. Miñoso. Também aborda sua análise das co-constituição das opressões a partir do marco teórico da pós-colonialidade e da teoria da colonialidade do gênero e da raça. Seu trabalho desenvolve a crítica descolonial à modernidade a partir da crítica da razão feminista.

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5486

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5486/4756

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.