QUANDO A FILOSOFIA SE TORNA SEMENTE: VIAGEM ATRAVÉS DE MUNDOS ARTEFACTUAIS E (IM) PROVÁVEIS ENCONTROS.

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Marília Mello Pisani

Resumo:

Neste texto vamos fazer uma viagem com Donna Haraway e diferentes seres multiespécies pelos espaços úmidos e áridos da Terra. Foram mobilizadas estratégias narrativas aprendidas com Haraway, como a cama de gato [cat's cradle], a difração, o olhar tocante [fingery eyes] e o filtro ultravioleta. Estas estratégias são essenciais para provocar um giro (tropos) nas categorias epistemológicas coloniais, produzindo um pensamento nem moderno nem pós-moderno, mas a-moderno, cujas consequências são: fazer ver como se constitui o par modernidade/colonialidade; evitar a noção de progresso, Luzes, fins ou origens; mobilizar a noção de natureza artefactual/ naturezacultura para olhar as produções semiótico-políticas da natureza, i.e., a produção artificial da natureza; possibilitar uma leitura cosmopolítica da biologia; problematizar a categoria de indivíduo a partir da noção de simbiose e holobionte; e avançar da noção de representação política para a de articulação e aliança. Haraway tece uma teia de elementos complexos para lidar com a complexidade mesma da sobrevivência da Terra no século XXI. Com a sua ajuda e a de outras tantas vozes, atravessamos alguns espaços de memórias comuns (topos) para, caminhando junto, abrir estratégias de pensamento e de ação que permitam articular as diferentes formas de (re)existência. O texto convida a uma nova postura do corpo. Para ser lido é necessário uma abertura da percepção sensível, muito mais do que da consciência. A linguagem faz muito mais do que diz. Não iremos apresentar conceitos, mas fazê-los atuar. Este é um texto para aprendizado conjunto de uma linguagem desinstitucionalizada que permita fazer vínculo para além dos espaços acadêmicos, criando encontros (im)prováveis. É assim que esperamos que a filosofia se torne semente e fertilize espaços mais úmidos e plenos de húmus.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5479/4762

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.