A ATUALIDADE DA OBRA ?A CIDADE DAS DAMAS?: IDENTIDADES E ESTRATÉGIAS POLÍTICAS.

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Camila Kulkamp

Resumo:

Neste trabalho apresento três pontos que considero importantes para as reflexões feministas e que Christine de Pizan traz na obra A Cidade das Damas (1405): a) primeiro, a utilização da identidade estratégica “damas” contra os intensos processos de degradação política das mulheres no medievo, conforme aborda Silva Federici em Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva (2017); b) segundo, a metáfora da “cidade” como espaço político para mulheres, que denomino de corpo-memória a partir da filosofia política de Hannah Arendt; c) terceiro, a virtude da castidade como estratégia de defesa da integridade das mulheres. Neste sentido, meu objetivo é tentar mostrar como estes aspectos específicos se relacionam com o desenvolvimento de reflexões sobre as filosofias feministas, as éticas e as filosofias políticas na contemporaneidade.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5481/4765

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.