O PAPEL DA MULTIDÃO NOS DISCORSIS DE NICOLAU MAQUIAVEL

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Eurico Pereira de Souza

Resumo:

Considerando alguns capítulos do Livro I  dos  “ Discorsi “  de Nicolau Maquiavel, pretende-se  apresentar  uma reflexão de como o  pensador florentino pensou  o papel da multidão na república.   Neste  sentido, se verificará, a partir das observações de Maquiavel, os aspectos críticos das ações da multidão,  suas respostas  a certos interlocutores, as forças e as fraquezas da multidão no processo político  e, de certa maneira,  explicitar a opção do secretario florentino  por um republicanismo de base popular, na medida em que ele compreendia o povo como um ator fundamental para a conservação dos valores republicanos.  Maquiavel estava ciente de que sua avaliação incomodava interlocutores, e, devido a isto, pretende-se apresentar algumas posições contrárias às teses do Secretário de Florença, no caso, as observações de  Francesco Guicciardini.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5082/4707

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.