INTERIORIZAÇÃO, IDEALISMO E NEGATIVIDADE NA CULTURA AFIRMATIVA: UMA ANÁLISE DESDE OS ENSAIOS DE MARCUSE NA ZfS (1937-1938)

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Victor Hugo de Oliveira Saldanha

Resumo:

O presente artigo analisa o conceito de cultura afirmativa proposto por Herbert Marcuse no ensaio “Sobre o Caráter Afirmativo da Cultura” (1937). Para efeito desta análise, conceberemos os ensaios publicados por Marcuse na Zeitschrift für Sozialforschung como constitutivos de uma unidade teórica no conjunto da obra do autor, de modo que alguns dos aspectos fundamentais do ensaio supramencionado são interpretados, aqui, paralelamente aos ensaios “Filosofia e Teoria Crítica” (1937) e “Para a Crítica do Hedonismo” (1938). Seguindo esta linha interpretativa, analisamos o conceito de cultura afirmativa sob três perspectivas. 1) a primeira seção o analisa à luz do seu objetivo educacional e do que podemos interpretar como os seus três elementos distintivos; 2) a segunda seção analisa, por um lado, a radicação filosófica de seus elementos distintivos no idealismo da Filosofia Antiga e, por outro, a sua constituição específica como idealismo burguês; 3) a terceira seção discute as tendências econômicas e culturais negativas, produzidas no interior da própria sociedade burguesa, que se contrapõem ao caráter afirmativo que Marcuse atribui à formação cultural típica da sociedade capitalista. Conclusivamente, buscamos sistematizar as questões-chave analisadas neste estudo em uma interpretação do conceito de cultura afirmativa e de seus aspectos mais relevantes.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5155/4708

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.