A PRIORIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TOTALIDADE COMO EXPRESSÃO DO CAMPO EM DISPUTA DO CURRÍCULO

Revista Ideação - V.1 N. 42 (2020) • Revista Ideação

Autor: Alisson Slider do Nascimento de Paula, Antônio Marcondes dos Santos Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa

Resumo:

O presente trabalho analisa o campo do currículo como expressão das relações sociais configurando-se como um campo em disputa. Compreende-se que as condicionalidades decorrentes da conjuntura contemporânea do Brasil engendram implicações diretas nos objetivos educacionais atendendo, desta maneira, os interesses dos setores predominantes da sociedade através da utilização de mecanismos de ideologia e, ademais, a partir do movimento de reformas educacionais. O território do currículo, com efeito, é sitiado por ideologias neoliberais e neoconservadoras tendendo a direcionar e estreitar as relações envolvendo economia e educação a partir da noção de capital humano.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5781/4710

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.