SPECIES E COGNIÇÃO EM TOMÁS DE AQUINO

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Antonio Janunzi Neto

Resumo:

 O texto a seguir, de caráter expositivo, apresenta reflexões sobre algumas argumentações elencadas por Tomás de Aquino relativas à sua consideração filosófica do processo de cognição humana, sobretudo na intrincada relação entre sensação e intelecção. O principal problema teórico analisado dentro deste contexto se diz na abordagem de certas implicações, herdadas da tradição aristotélica, geradas pela distinção, tanto de ordem natural quanto de operação, entre sentidos e intelecto. Assim, a doutrina tomista da species, apresentada pelo autor como resolutivas de vários impasses gnosiológicos, é tradada pela tradição de comentadores em duas linhas interpretativas distintas, a saber: o Realismo Direto e o Representacionalismo.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.6131

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6131/4780

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.