GALILEO E A FORMA PARABÓLICA DA TRAJETÓRIA DOS PROJÉTEIS

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Julio Celso Ribeiro de Vasconcelos

Resumo:

 O artigo descreve polêmicas envolvendo o estabelecimento da forma parabólica da trajetória dos projéteis, atribuído a Galileo Galilei (1564-1642). A primeira envolve o estudioso Raffaello Caverni afirmando que Galileo teria roubado a descoberta do discípulo Bonaventura Cavalieri, e, de outro lado, Emil Wohlwill e Antonio Favaro opondo-se decididamente, com Favaro acusando Caverni até de falsificação de documento. A segunda envolve Alexandre Koyré propondo que Galileo estabeleceu a priori, à maneira platônica, suas “leis fundamentais do movimento”, e Stillman Drake defendendo um Galileo que teria começado com experimentos anotados em manuscritos redescobertos pelo mesmo Drake em 1973. Em comum, ambos entendem a forma da trajetória dos projéteis como resultado de dedução matemática a partir daquelas “leis fundamentais”. David Hill e Ronald Naylor trarão uma inversão interpretativa, afirmando que alguns dos manuscritos redescobertos registram experimentos destinados à confirmação da trajetória parabólica, que seria, assim, a descoberta fundamental. A última polêmica envolve David Hill propondo que Galileo primeiramente viu a forma parabólica na “urina masculina” (sic), enquanto Jürgen Renn, Peter Damerow e Simone Rieger defendem que em 1592 o jovem pisano e o Marquês Guidobaldo del Monte a viram exatamente das formas posteriormente descritas pelo próprio Galileo em seus Discorsi de 1638.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6132/4781

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.