UMA APROXIMAÇÃO AO FENÔMENO DA SIGNIFICAÇÃO E DA ESSENCIALIZAÇÃO DO HOMEM

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Tatiane Pereira Boechat

Resumo:

 Após ressaltar a idéia de significação, que diz respeito à correspondência entre nome e coisa, dirigimos a atenção para a caracterização da linguagem a partir da análise do homem como um ente existencialmente atingido por seu acontecer no mundo. Para tanto, utilizamos as teses do jovem Heidegger expostas em Ser e Tempo e na preleção Introdução à Filosofia. Exporemos, inicialmente, a relação ontológica do Dasein com a significação, enquanto aquele que compreende suas possibilidades mais próprias na lida com os entes, bem como um ente hermenêutico capaz de projetar seu “aí” para a significância aberta. O texto prossegue explicitando essa crítica à noção de significação proposicional em favor de alertar-nos, como faz Heidegger, para o perigo de tratar a linguagem desde uma perspectiva lógico-semântica e objetificante. Propomos, portanto, retomar o movimento heideggeriano para pensar a essencialização do homem através da linguagem, já não mais entendida à base da proposição como lugar da verdade, mas através da abertura ontológica à compreensão do modo de ser dos entes e de nós mesmos.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6135/4784

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.