A DISCUSSÃO HEIDEGGERIANA SOBRE O CORPO E AS TRANSEXUALIDADES: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO

Revista Ideação - Dossiê 2020 • Revista Ideação

Autor: Caroline Vasconcelos Ribeiro, Deivison Warla Miranda Sales

Resumo:

Uma vez que as transexualidades se constituem como um modo de existir que nos impõe a desconstrução da ideia de que a normalidade é caracterizada pela continuidade entre o sexo biológico e o gênero, esse modo de existir nos convida assumir a tarefa de colocar no centro da discussão a temática do corpo. Tal tarefa aponta para a necessidade de questionarmos sobre a experiência humana de corporeidade. Um questionamento desta natureza foi levantado pelo filósofo Martin Heidegger em seus encontros com psiquiatras na cidade de Zollikon, na Suíça, durante período de 1959 até 1969. Com esse artigo objetivamos explanar sobre a maneira como a filosofia de Heidegger lançou questionamentos acerca do conceito de corpo subjacente aos modelos teóricos que orientam a formação ocidental em medicina. Visamos, também, elucidar como tal filosofia, ao indagar sobre a maneira como nós humanos corporamos, trouxe para o foco do debate a diferença entre o conceito de corpo como organismo, ou seja, como corpo material (Körper) e o conceito de corpo (Leib) enquanto corpo vivido, vinculado aos nossos modos de existir. Feito isso, almejamos examinar em que medida essa discussão filosófica pode ser frutífera para pensar as transexualidades. Para tanto, destinaremos um olhar sobre as pessoas “trans” considerando que a maneira como os humanos corporam não se limita aos aspectos anatomofisiológicos, mas consiste em um modo de existir que é fundado na experiência de corpo enquanto Leib, enquanto corpo vivido.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.6136

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/6136/4793

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.