INDIVIDUALISMO E ALIENAÇÃO: CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES DO SER SOCIAL EM KARL MARX

Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação

Autor: Patrícia Costa e Silva

Resumo:

Este artigo questiona as contradições da condição do ser social inerentes à nossa sociedade capitalista que se produz por ocultação, a partir do recorte das determinações materiais de produção que constituíram o sujeito como classe, enquanto personificação de relações econômicas, sob a contradição entre capital e trabalho, o que relegou a antiga comunidade à sua dissolução na sociedade, bem como o sujeito a uma pulverização na forma de indivíduo. Sob uma condição de alienação, a valorização do indivíduo é estratégia que objetiva ocultá-lo enquanto pertencente a uma classe e, assim, aniquilá-lo enquanto sujeito, distanciando-o do desenvolvimento das suas potencialidades pessoais e sociais, enquanto sujeito de si e da história. Essa situação, no entanto, difere da condição primitivamente mais gregária dos homens e do ideal marxista de organização comunitária. Quanto mais se avança na história, mais individualizado, isolado e alienado o indivíduo se tornou, a fim de atender às demandas de domínio desta sociedade. Contudo, para Marx, a superação do atual estado das coisas será um movimento real e tendencial, como resultante das próprias premissas oferecidas por este sistema decadente.
 

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4528/3654

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.