O CONCEITO DE TEORIA EM MARX

Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação

Autor: Leonardo André Paes Müller

Resumo:

O presente artigo visa explorar a revolução na relação entre teoria e prática
promovida por Marx. Isso é feito a partir da reconstituição de sua crítica à filosofia de Hegel, onde já se encontra uma concepção crítica dessa relação em que a necessidade de se focar no processo de constituição do objeto do conhecimento é enfatizada, mas que ainda o apreende de modo abstrato. Os textos de juventude de Marx demonstram as várias tentativas dele em encontrar um modo de abarcar esse objeto de forma mais consistente, o que será alcançado com a formulação do conceito de modo de produção, em A ideologia alemã, e plenamente desenvolvido com sua crítica ao fetichismo da mercadoria, em O Capital.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4572/3911

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.