SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CATEGORIA CAPITAL PORTADOR DE JUROS

Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação

Autor: Ricardo Pereira de Melo

Resumo:

O objetivo desse artigo é desenvolver a exposição dialética de Marx sobre o capital portador de juros e descobrir as potencialidades dessa categoria para compreender as relações fetichizadas do modo de produção capitalista. Para isso, pretende-se acompanhar a léxis de Marx sobre o desenvolvimento do capital e do juro que está presente nos capítulos XXI, XXII e XXIII da seção V do Livro III de O Capital. A seção V, como o próprio Engels afirma, foi a parte mais difícil de organizar e editar, pois muitos textos estavam inacabados e os capítulos não possuíam uma ordem expositiva clara. Dessa forma, o artigo busca organizar uma proposta
de apresentação de leitura desses capítulos de O Capital.
 

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4573/3912

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.