FASCISMO DE ESTADO E MICROFASCISMO

Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação

Autor: Deivison Warlla Miranda Sales, Jorge Alberto Rocha

Resumo:

No século XX iríamos assistir ao advento de uma terceira alternativa política entre o capitalismo e o marxismo: o fascismo. Mussolini buscará soerguer a Itália em meio a crises profundas, ao mesmo tempo mostrando a viabilidade teórica da sua posição, denunciando as falhas dos sistemas anteriores. Mas só poderíamos ficar restritos a uma abordagem política do termo “Fascismo”? Por um lado, esse artigo tentará mostrar um pouco o nascimento histórico
deste movimento político, concentrando-se nos fundamentos teóricos da sua proposta através do entendimento do próprio Mussolini. Por outro, buscamos mostrar que houve uma apropriação filosófica interessante do termo “Fascismo”, alargando o seu conceito através das perspectivas de Deleuze e Guattari. Esses autores vão trabalhar com o conceito de microfascismo, não mais tomando o Estado como foco principal, mas os sujeitos e a constituição de sua ubjetividade.
 

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4584/3915

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.