NOTAS ESCLARECEDORAS SOBRE AS TESES DA PSICOLOGIA DE SCHOPENHAUER A PARTIR DA LEITURA DOS COMPLEMENTOS A O MUNDO COMO VONTADE E REPRESENTAÇÃO

Revista Ideação - V.1 N. 39 (2019) • Revista Ideação

Autor: André Luiz Simões Pedreira

Resumo:

Nosso artigo pretendeu comentar as teses da psicologia de Schopenhauer, a saber, “a estrita distinção entre vontade e conhecimento e a primazia da primeira”, contidas nos Complementos ao Livro Quarto de O Mundo como Vontade e Representação, em seu capítulo 41, intitulado “Sobre a morte e sua relação com o caráter indestrutível de nosso ser em si.” O comentário visou apresentar algumas passagens dos Complementos que asseguram a distinção entre vontade e intelecto, no intuito de fornecer dados que evitem a confusão, a que muitos leitores de Schopenhauer são acometidos, ao confundirem a vontade com o seu fenômeno, a saber, a vontade humana.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4578/3916

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.