A CONVERSÃO ONTOLÓGICA DA FENOMENOLOGIA EM HEIDEGGER

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Marcelo Rosa Vieira

Resumo:

O tema tratado neste artigo é o da articulação entre fenomenologia e ontologia em Heidegger. Partir-se-á da hipótese de que a retomada do problema do ser era já a possibilidade central inscrita no projeto filosófico husserliano. Husserl, na execução desse projeto, parece propor um quadro de referências fenomenológicas que antecipa o estabelecimento da ontologia e se oferece como item indispensável a este estabelecimento. O referido quadro é constituído por quatro referências-chave – que parecem assumir o papel de condições e diretrizes para toda ontologia que queira estabelecer-se a partir da fenomenologia. São elas: 1º - a correlação intencional; 2º - a tese da imanência e da transcendência; 3º - a redução fenomenológica; 4º - a estrutura teleológica. Veremos então como esses quatro referenciais servem de orientação para Heidegger na sua tentativa de converter a fenomenologia transcendental numa ontologia fenomenológica.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4284/3482

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.