CORPORDEIDADE E EXISTÊNCIA EM HEIDEGGER

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Denise Magalhães da Costa

Resumo:

Nosso objetivo é mostrar o nexo ontológico entre corporeidade e o caráter de existência do Dasein a partir dos Seminários de Zollikon, onde Heidegger correlaciona a corporeidade ao ser-no-mundo; e de Ser e Tempo, onde ele expõe a analítica existencial deste ente e a sua constituição ontológica como ser-em. Nossa hipótese é que a corporeidade é um existencial constitutivo do ser do Dasein e se dá como um modo de ser ôntico-ontológico do ser-no-mundo. Para tanto, pretendemos esclarecer inicialmente a espacialidade ontológica do Dasein e sua co-pertença à corporeidade como um modo do corporar. Em seguida analisaremos os existenciais da compreensão, disposição e fala e seu nexo ontológico com a corporeidade do Dasein. Por fim, apontaremos o caráter ontológico existencial da corporeidade e o corporar do Dasein como um modo de ser deste ente enquanto existência e que se determina no mundo, na relação com os entes, o que confere à corporeidade um caráter ek-stático.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4289/3504

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.