HEIDEGGER E ARISTÓTELES: O FENÔMENO DO MUNDO PERANTE A ARGUMENTAÇÃO LÓGICA DO MUNDO

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Guilherme Devequi Quintilhano, Eder Soares Santos

Resumo:

O presente artigo articula a relação entre Heidegger e Aristóteles no desenvolvimento sobre o fenômeno do mundo (Welt) a partir do Livro IV da Metafísica. Na preleção de 1929-1930, Os conceitos fundamentais da metafísica, vislumbramos um caminho possível a ser percorrido que leva até o Livro IV da Metafísica aristotélica e ao debate com a tradição. Por consequência, o retorno para Ser e Tempo indica que o discurso adotado por Heidegger, na questão sobre o fenômeno do mundo, apresenta-se como uma tentativa de se distanciar dos enunciados lógicos da tradição a partir do motor imóvel aristotélico. Desse modo, enfatizamos dois pontos em Heidegger: 1) o seu resgate da tradição filosófica, ou seja, ele não destrói a tradição, pelo contrário, a filosofia heideggeriana e a construção de seus conceitos partem desse retorno; 2) a facilitação da compreensão do fenômeno de mundo em Ser e Tempo a partir da preleção de 1929-1930 e, por conseguinte, o motivo de nós voltarmos ao Livro IV da Metafísica de Aristóteles.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4294/3492

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.