LEITURA DO CONCEITO HEIDEGGERIANO DE ?COISA?

Revista Ideação - V.1 N.38 (2018) • Revista Ideação

Autor: Miguel Antonio do Nascimento

Resumo:

Este artigo consiste em leitura do conteúdo de “coisalidade” como questão própria ao conhecimento filosófico. O desenvolvimento do assunto é constituído de investigação e argumentação baseadas no contexto do questionamento filosófico do conceito de coisa estabelecido por Heidegger em seu escrito A questão da coisa (Die Frage nach dem Ding). O questionamento diz respeito ao que o homem estabeleceu historicamente como verdade sobre o mundo através do conhecimento. O conteúdo correspondente à verdade está sendo considerado, por Heidegger, já discutido pela tradição histórica da filosofia. É considerado também que, mesmo assim, ainda não foi com isso compreendido nem discutido aquilo que é mais significativo e digno de ser concebido; e que deve ser desenvolvido como questão estabelecida ao se tratar do conceito de coisa.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4296/3506

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.