ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DO CONHECIMENTO EM MATÉRIA E MEMÓRIA

Revista Ideação - V.1 N.37 (2018) • Revista Ideação

Autor: FERNANDO MONEGALHA

Resumo:

Embora Bergson não consagre nenhuma obra específica à elaboração de uma teoria do conhecimento, encontramos elementos esparsos ao longo de várias de suas obras que podem nos ajudar a elaborar o que seria uma teoria do conhecimento bergoniana. Neste artigo, buscamos trabalhar tais elementos em Matéria e Memória, principalmente a partir de seus dois capítulos centrais, onde Bergson se propõe a discutir o modo de formação tanto de nossas percepções concretas quanto de nossas ideias gerais. Como veremos, para Bergson ambos os processos estão estritamente vinculados à sua teoria dos graus de duração, onde a ideia de uma rememoração incessante do passado ocupa um lugar central.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3519/2832

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.