CONTRIBUIÇÕES DA INTUIÇÃO BERGSONIANA PARA O CAMPO EDUCACIONAL: O CASO DAS CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS

Revista Ideação - V.1 N.37 (2018) • Revista Ideação

Autor: TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAÚJO

Resumo:

O presente artigo busca compreender a formação de professores sob a ótica do pensamento bergsoniano, no intuito de subsidiar as reflexões sobre a formação das convicções pedagógicas destes professores, enfatizando a intuição como um fenômeno relevante para esse processo. Para isso, são apresentados os conceitos de liberdade e intuição para o filósofo Henri Bergson. Posteriormente é estabelecida uma relação entre a convicção pedagógica e a intuição na visão deste filósofo. Então, são apontados os principais elementos da convicção pedagógica e as consequências desta para a prática docente. Uma das primeiras reflexões resultantes do esforço em compreender a construção das convicções dos professores consiste na ideia de estimular a reflexão em torno das experiências docentes e das vivências pessoais que repercutem sobre a prática docente. Nota-se a existência de professores que buscam de forma autônoma construir suas próprias posições, refletindo constantemente sobre as suas experiências e a sua vida intelectual. Buscam elaborar suas convicções individuais, pois estas irão nortear sua postura teórica frente à realidade prática. Tal processo reflexivo provoca, sutilmente, a autoformação destes profissionais, consistindo em um movimento interno de reflexão sobre si mesmo, seu saber e fazer pedagógico na relação com o outro.

Abstract:

This article aims to understand teacher training from a Bergsonian point of view, in order to support reflections on the formation of these teachers' pedagogical convictions, emphasizing intuition as a relevant phenomenon for this process. For this, the concepts of freedom and intuition are presented for the philosopher Henri Bergson. Subsequently a relationship is established between pedagogical conviction and intuition in the view of this philosopher. Then, the main elements of the pedagogical conviction and the consequences of this for the teaching practice are pointed out. One of the first reflections resulting from the effort to understand the construction of teachers' convictions is the idea of stimulating reflection on the teaching experiences and personal experiences that have repercussions on the teaching practice. Note the existence of teachers who seek autonomously to build their own positions, constantly reflecting on their experiences and their intellectual life. They seek to elaborate their individual convictions, as these will guide their theoretical positi on in face of their practical reality. Such reflective process subtly provokes the self-formation of these professionals, consisting of an internal movement of reflection on oneself, their pedagogical knowledge and practice in relation to the other.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i37.3524

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3524/2837

Palavras-Chave: Convicção Pedagógica. Intuição bergsoniana. Formação de professores.

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