O PROBLEMA EPISTEMOLÓGICO EM DAVID HUME

Revista Ideação - Edição Especial (2018) • Revista Ideação

Autor: Ângelo Marcio Macedo Gonçalves

Resumo:

Hume estabelece uma teoria do conhecimento de refinada importância para a investigação filosófica moderna, principalmente com a instituição de uma teoria das ideias com caráter novo. Admitimos que na obra de Hume se configure um projeto epistemológico específico e, nesse projeto, há um lugar privilegiado para as noções de contingência, experiência e necessidade, que constituem o princípios filosóficos do conhecimento humano. acentuando uma profunda análise sobre as noções de contingência, de experiência e de necessidade, constituindo, desse modo, os princípios filosóficos do conhecimento humano. Portanto, nesse artigo, pretendemos indicar qual o projeto epistemológico de Hume e como é posta uma possível tensão entre uma postura cética e naturalista. Visamos, por conseguinte, reconstituir a articulação conceitual pela qual contingência, experiência e necessidade são fundamentais para um projeto de uma epistemologia cética ou naturalista. É reconstituir a articulação  conceitual pela qual contingência, experiência e necessidade são fundamentais para um projeto de uma epistemologia cética ou naturalista. Dentro desse quadro, cabe aqui, investigar se as posições céticas e naturalistas são radicalmente diferentes e incompatíveis. Diante da dificuldade da compreensão dessa proposta de Hume, nosso propósito é fazer uma delimitação, isto é, destacar as três noções com as respectivas tensões entre elas, mostrando, com isso, o formato do quadro conceitual no qual sua epistemologia vai ser problematizada.

ISSN: 2359-6384

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3014/2384

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.