A Estética cartesiana não delimitada pelo método

Revista Ideação - V.1 N.30 (2014) • Revista Ideação

Autor: Isaú Ferreira Veloso Filho

Resumo:

O artigo tem como proposta apresentar a primeira obra do filósofo francês René Descartes, o Compendium of Music, além de algumas cartas trocadas com Mersene entre os anos de 1629 e 1631, para se avaliar o que levou o autor do Discurso do Método a escrever um tratado sobre teoria musical e quais as implicações dessas obras no seu pensamento. Além de impedir a falsa ilusão de um Descartes artista, pretendese demonstrar o contraponto que o filósofo representa frente à teoria dos afetos, e como esse posicionamento é o principio da ideia de subjetividade do gosto em sentido strito, isto é, o gosto como uma questão particular do sujeito. Questão que será fundamental para as noções estéticas modernas, e na qual Descartes está imerso sem ter meios de perceber

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i30.1326

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1326

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.