A RECONFIGURAÇÃO DO CONCEITO DE SINCERIDADE EM TEORIAS PÓS-MODERNAS

Revista Ideação - V.1 N.31 (2015) • Revista Ideação

Autor: Carla Milani Damião

Resumo:

O tema da sinceridade está intimamente relacionado com a subjetividade moderna e ao gênero autobiográfico iniciado, na filosofia, por Rousseau. Os pressupostos deste conceito serão apresentados brevemente para que possamos perceber o ressurgimento da sinceridade no contexto das teorias culturais pós-modernas de Lionel Trilling e de Charles Taylor. Das aulas de Trilling entre 1969 e 1970, publicadas sob o título de Sinceridade e autenticidade em 1972, à palestra de Taylor intitulada Ética da autenticidade, publicada em 1995, há uma considerável manifestação artística, na literatura, música, artes visuais e cinema, em torno da sinceridade e da autenticidade. A reconfiguração do conceito moderno de sinceridade e seu desdobramento como autenticidade, transforma o termo “autêntico” nas artes, conferindo-lhe uma acepção moral. Propomos, neste artigo, investigar o desdobramento do conceito de autenticidade com valor moral e não apenas artístico

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1305

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1305

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.