O ESPETÁCULO EXPERIMENTADO: O PLANO-SEQUÊNCIA E O CINEMA REALISTA

Revista Ideação - V.1 N.31 (2015) • Revista Ideação

Autor: Yves Marcel de Oliveira São Paulo

Resumo:

Partindo da teoria da atenção de Hugo Munsterberg e sobre o pensamento do plano-sequência de André Bazin, fazemos no presente estudo o questionamento sobre a forma de um cinema realista. Realista não simplesmente no sentido de apresentar detalhes da realidade, mas de ser capaz de inserir o espectador na obra. O espectador participando do espetáculo faria mais que assisti-lo, o experimentaria. Para isso é necessário um estudo das formas do cinema, levando em conta suas técnicas. No presente artigo será feito este exercício de pensamento do cinema, introduzindo-nos brevemente em sua história até o momento em que o plano-sequência passa a desempenhar papel importante dentro da cinematografia mundial.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i31.1318

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1318

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.