A MENTIRA NA POLÍTICA

Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação

Autor: Rogério Alessandro de Mello Basali

Resumo:

Há certamente uma série de dificuldades constituintes para se pensar o presente, dificuldades próprias relacionadas ao factual e, pensar isso é algo que se configura em tarefa demasiado complexa. Entretanto, alguns dos exemplos apresentados por Arendt em sua análise, como os documentos do Pentágono sobre a guerra do Vietnã, evidenciam o fato de que a mentira vincula — se à mesma faculdade humana relacionada à política — a saber, a imaginação. Isso parece reunir certas pistas que permitem a aproximação entre tais elementos do pensamento dessa autora e a realidade política contemporânea destacada nesta análise desde a redemocratização brasileira.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1297

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1297

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.