METAFÍSICA E CIÊNCIA EM GASTON BACHELARD

Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação

Autor: Claudia Ribeiro

Resumo:

Este artigo pretende analisar as várias e muito peculiares concepções que Gaston Bachelard tem da metafísica e da íntima relação que estabelecem com a ciência. Na verdade, encontramos na sua obra, não uma, mas três concepções de metafísica em jogo: a metafísica como evolução dos conceitos e noções científicos; a metafísica como plano de fundo histórico e psicológico da actividade científica que amiúde se constitui como obstáculo epistemológico; e a metafísica como criação de realidades matematizadas, directamente relacionada com a noção de ‘surracionalismo’ e com a concepção do real como construção científica. Estas três concepções foram fruto do estudo da evolução histórica da ciência que Bachelard levou a cabo e, sobretudo, da compreensão da ciência da sua época. É porque, segundo ele, a “metafísica e filosofia dos filósofos” não estava à altura da ciência moderna que Bachelard propõe a criação de uma nova filosofia das ciências, feita à imagem das ciências e como elas multifacetada, evolutiva e revolucionária

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1299

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1299

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.