EPIFENOMENALISMO DE QUALIA: UMA LACUNA PARADOXAL ENTRE SENTIR E SABER

Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação

Autor: Juliana de Orione Arraes Fagundes

Resumo:

O objetivo deste trabalho é discutir dois argumentos favoráveis ao epifenomenalismo de qualia, posição segundo a qual os estados subjetivos internos — conhecidos como estados fenomênicos ou qualia — não possuem qualquer efeito sobre o mundo físico, embora possam ser causados por estados físicos. O problema do epifenomenalismo é que parece uma posição extremamente contra-intuitiva, pois as experiências subjetivas não poderiam causar nossas tomadas de decisões nem nossos comportamentos. Por outro lado, a adoção do epifenomenalismo evitaria que admitíssemos uma quebra no fechamento causal do mundo físico. Primeiramente, apresentaremos o problema da causação mental, que conduz alguns autores à adoção do epifenomenalismo. Em seguida, trataremos de argumentos importantes para sustentar o epifenomenalismo: o argumento do zumbi e o argumento do conhecimento. Procuraremos, então, mostrar as inconsistências desses argumentos, como uma tentativa de evitar o epifenomenalismo.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1300

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1300

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.