DEMOCRACIA DE MASSA E FALÊNCIA REPRESENTATIVA NO BRASIL

Revista Ideação - V.1 N.32 (2015) • Revista Ideação

Autor: Manoel Pereira Lima Junior

Resumo:

Nosso objetivo, com esse texto, é refletir sobre a falência da política representativa brasileira. Para tanto, faremos uma rápida análise das noções de democracia e de república, tomando como referências a democracia ateniense e o republicanismo romano. Feito isso, tentaremos mostrar como o modelo representativo brasileiro, a despeito de reunir as condições para ampliar a participação democrática e o aperfeiçoamento do sistema representativo, fracassa. Do nosso ponto de vista, o fracasso do sistema representativo brasileiro está associado ao processo de esfacelamento das classes sociais e a um processo de desmobilização social permanente que, como consequência disso, tem gerado uma grande massa descrente da política e uma relação de promiscuidade política entre a esfera pública e a esfera privada.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i32.1302

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1302

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.