AS UTOPIAS DISCIPLINARES, LEITURAS FOUCAULTIANAS

Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação

Autor: José Eduardo Pimentel Filho

Resumo:

Nos cursos dos anos 1980, ministrados por Michel Foucault no Collège de France, o pensador lançou mão de três “tecnologias do poder” para falar da evolução das diferentes técnicas de poder e de governo de uns [sujeitos] sobre os outros. São essas tecnologias: soberania, disciplinar e governamentalidade. No presente texto focamos na segunda tecnologia, que embora tenha muito de seu conteúdo datado na história, ainda assim reflete seu poder e sua atuação sobre o presente. Precisamente, focaremos nos grandes projetos disciplinares de organização da sociedade, isto que chamamos de “utopias disciplinares”. Falaremos daquelas “utopias” que não passaram de sonhos ousados e perigosos de uma época, mas também daquelas que funcionaram com eficiência e cujas heranças são sentidas até hoje. Tudo isto com o auxílio do pensamento e dos cursos de Foucault. 

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1281

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1281

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.