A ANÁLISE DO SABER EM FOUCAULT

Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação

Autor: Thiago Fortes Ribas

Resumo:

No contexto das discussões suscitadas pela publicação de As Palavras e as Coisas, de 1966, Foucault publica dois textos em 1968 (Resposta a uma questão e Resposta ao Círculo de Epistemologia) com o intuito de esclarecer as dúvidas levantadas pelos seus críticos. Destes textos surgirá a base da escrita de seu próximo livro, A Arqueologia do Saber, de 1969. Neste artigo analisamos o texto dirigido às questões levantadas pelo círculo de epistemologia com o intuito de acompanhar a demarcação das aproximações e dos distanciamentos entre a epistemologia e sua arqueologia. Assim, interrogamos o uso foucaultiano das noções de descontinuidade, de análise discursiva e de saber.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1282

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1282

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.