NEGRI LEITOR DE FOUCAULT ? ENTRELAÇAMENTOS, APROPRIAÇÃO E DESLOCAMENTOS ACERCA DO CONCEITO DE BIOPOLÍTICA

Revista Ideação - V.1 N.33 (2016) • Revista Ideação

Autor: Laio Sampaio Bispo

Resumo:

O presente artigo discute, em linhas gerais, alguns pontos acerca do conceito de biopolítica a partir das obras de Michel Foucault e Antonio Negri. Para tanto, abordaremos, em um primeiro momento, a genealogia do poder elaborada por Foucault e seus desdobramentos e deslocamentos internos. Em seguida, iremos expor a perspectiva biopolítica de Negri a partir, e para além, da obra de Foucault. Nesse sentido, seguiremos os procedimentos utilizados pelo autor, que consistem, fundamentalmente, em três momentos: entrelaçamento, apropriação e deslocamento. Por fim, analisaremos, de maneira panorâmica, as proximidades e diferenças contidas em ambas as obras.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i33.1290

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1290

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.