CHARLES TAYLOR E RICHARD RORTY: PERIGOS E PROMESSAS DE UMA CULTURA SECULAR

Revista Ideação - V.1 N.34 (2016) • Revista Ideação

Autor: Hilton Leal da Cruz

Resumo:

O artigo trata do debate travado entre Charles Taylor e Richard Rorty sobre a questão da relação entre moral e filosofia política. De modo mais específico, eu apresento o diagnóstico de Charles Taylor sobre os problemas do pensamento político contemporâneo e em seguida exploro as críticas de Richard Rorty a esse diagnóstico. No final, eu apresento a proposta rortyana sobre o tipo de abordagem que ele considera mais adequada para lidar com os impasses de ordem ética e política nas sociedades modernas. O confronto entre os dois autores oferece um interessante panorama da filosofia política contemporânea e a oportunidade de colocar uma questão que me parece central no debate metafilosófico e político contemporâneo: qual o papel da filosofia em relação ao espaço público?

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i34.1247

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/1247

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.