A AULA DE FILOSOFIA COMO OFICINA DE CRIAÇÃO

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Felipe Araújo; Filipe Ceppas

Resumo:

O presente trabalho explora uma concepção de ensino de filosofia como ato de criação, e não apenas de reprodução, o que o aproxima da atividade artística. Apresentamos, em primeiro lugar, a tese de Deleuze e Guattari de que a atividade filosófica consiste no processo de criar conceitos e que estes são ferramentas de intervenção no mundo. A partir daí, defendemos a atividade do professor de filosofia como uma oficina, onde essas ferramentas podem ser utilizadas, ou mesmo novas ferramentas criadas, sempre que necessário, sempre que os problemas assim o exigirem.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2986

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2986

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.