A FILOSOFIA COMO POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Caroline Moraes Brito; Joelson Alves Onofre

Resumo:

Este artigo apresenta uma significativa contribuição no sentido de ampliar a reflexão e as discussões em torno do ensino de Filosofia, da sua identidade de conteúdo curricular e da prática educativa no Ensino Médio. Tem como objetivo geral discutir o ensino de Filosofia como uma disciplina filosófica do pensamento, considerando-a um componente fundamental no currículo da escola, desde quando propicia reflexão/formação no processo de aprendizagem. Enfoca a prática docente como elemento importante no processo de construção da identidade da disciplina Filosofia no currículo do Ensino Médio, pois o professor que se engaja nesse processo revela-se como um verdadeiro agente de mudanças, que através da sua responsabilidade profissional faz com que a permanência da filosofia no currículo do Ensino Médio seja profícua.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2989

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2989

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.