CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DE PIERRE HADOT AO ENSINO DE FILOSOFIA

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Gabriel Rodrigues Rocha

Resumo:

O artigo propõe demonstrar o quanto é possível pensar o ensino de filosofia como problema filosófico. A partir da utilização de conceitos cruciais que, embora não fossem pensados em sua originalidade na relação com ensino de filosofia, possibilitaram desenvolver e reflexionar sobre novas perspectivas para problematizar a questão fundamental do ensinar e aprender filosofia nas salas de aula. Os estudos de Pierre Hadot sobre filosofia antiga fundamentam-se em dois princípios fundamentais: “a filosofia como modo de vida” e “exercícios espirituais”. Neste viés interpretativo utilizou-se lhe de tais conceitos ou princípios, aos quais fundamentam o caráter comum da filosofia antiga, ao longo dos séculos que a cobrem, para se lhe utilizarem como possível caminho interpretativo às questões que envolvem o ensino e o aprendizado de filosofia. Neste propósito, contribuiu-se a esta elaboração hermenêutica, servindo-se de alguns postulados sugeridos pela filósofa e Madre, Montserrat del Ponzo.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2993

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2993

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.