ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO CLÁSSICO GREGO

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Sudelmar Dias Fernandes

Resumo:

Esse estudo buscou realizar uma reflexão problematizada de algumas questões do pensamento filosófico do período clássico sobre a educação, discutidas a partir das ideias dos filósofos; Sócrates, Platão e Aristóteles. Contempla a importância de seus pressupostos no processo de criação da própria filosofia, sua condição racional na perspectiva do logos, e da formação do povo grego. O presente trabalho contextualiza a discussão inicialmente através do modelo educativo mítico formulado segundo os contos de Homero. Este texto foi desenvolvido por meio de um estudo teórico descritivo através de revisão bibliográfica do tipo narrativa, possibilitando inferir problemáticas investigativas sobre a temática da educação, discutidas a partir das ideias dos três principais filósofos da era clássica da filosofia.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2994

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2994

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.