A RITMANÁLISE DA EDUCAÇÃO: A IMAGEM DA CRIANÇA EM BACHELARD

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Gabriel Kafure da Rocha

Resumo:

O presente artigo pretende tratar a função metodológica da ritmanálise como caminho para ir além na capacidade criativa de produzir e transmitir o conhecimento. Para isso, utilizaremos de Gaston Bachelard sua a imagem primordial da criança no desvelamento do instante e da problematização da intuição. Com isso, abordaremos o diálogo entre obras como A filosofia do não (1974), A intuição do instante (2007) e A Dialética da Duração (1994).

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2995

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2995

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.