FOUCAULT, DELEUZE E A MÁQUINA ESCOLAR: A ESCOLA COMO DISPOSITIVO DE PODER E A PRODUÇÃO DE CORPOS DÓCEIS

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Bruno Abílio Galvão

Resumo:

Os conceitos de “máquina abstrata” e “agenciamento” do filósofo Gilles Deleuze, elaborados a partir de seus estudos sobre Michel Foucault, nos permitem compreender as relações de poder na escola. O espaço escolar, caracterizado como um agenciamento, ao atualizar uma máquina abstrata, estabelece uma forma de relação entre os indivíduos fazendo funcionar uma maquinaria complexa, produzindo certo tipo de indivíduo, cujos objetivos, traçados desde a revolução industrial, perpetuam-se até hoje. Portanto, o objetivo de nosso trabalho é compreender o papel da escola na sociedade por meio do pensamento de Gilles Deleuze e Michel Foucault acerca do poder. O método utilizado é de pesquisa bibliografia referente a tais pensadores e também sobre a escola. Esse tema se torna relevante pelo fato de nos proporcionar uma postura crítica em relação, não só ao papel da escola, mas também à postura dos integrantes desse espaço.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2996

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2996

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.