A EDUCAÇÃO NO TEETETO DE PLATÃO: UM ESTUDO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Revista Ideação - Edição Especial (2017) • Revista Ideação

Autor: Hedgar Lopes Castro

Resumo:

O presente artigo tratará da educação intelectual como temática central do Teeteto de Platão. Em uma perspectiva de ensino e aprendizagem das ideias, pretende-se apontar como a maiêutica, a arte do parir, pode transformar um homem que nada conhece ou que conhece apenas ilusões falsas em alguém que conhece verdadeiramente. O caráter da verdade das coisas é o objeto central da dialética, que procura, ademais, verificar como o homem pode descobrir, por si só, aquilo que é Uno dentro da multiplicidade de conhecimentos que possuímos, os quais podem ser considerados, na verdade, meras impressões e opiniões. Não nos situando apenas no campo delas, é necessária, sob a inspiração platônica no Teeteto, uma educação intelectual tal que possa fazer-nos alcançar o conhecimento, descobrindo, assim, a verdade. Para isso, é fundamental a arte dialética, que serve como luz à busca permanente do conhecimento.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v0i0.3003

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3003

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.