A CONTENDA DE MAX HORKHEIMER CONTRA O PRAGMATISMO

Revista Ideação - V.1 N.36 (2017) • Revista Ideação

Autor: Rodrigo Oliveira de Araújo

Resumo:

O presente artigo tem por finalidade apresentar, em linhas gerais, a crítica engendrada pelo filósofo alemão Max Horkheimer [1895-1973] ao pragmatismo norteamericano, especialmente aquele defendido por J. Dewey [1859-1952]. Pretende-se demonstrar a força, e, por vezes também, a fragilidade retórica do alemão, bem como o alcance crítico desta, especialmente no que diz respeito ao tópico epistemológico sobre o conhecimento. Em um primeiro momento apresentamos os pilares estruturantes do pragmatismo e da versão de Horkheimer sobre a razão; em seguida tratamos da maneira como Horkheimer enfrenta as posições do pragmatismo, associando-o a uma recente tradição moderna que abriu mão do uso objetivo da racionalidade em nome de uma subjetivação da mesma. Finalizamos este trabalho com uma apreciação do alcance discursivo de Horkheimer.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3143

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/3143

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.