DOSSIÊ FILOSOFIA POLÍTICA: RENASCIMENTO E MODERNIDADE - APRESENTAÇÃO

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: Antonio Cesar Ferreira da Silva; Eduardo Chagas de Oliveira; Luiz Carlos Montans Braga e Nilo Henrique Neves dos Reis

Resumo:

O escopo deste Dossiê é amplo propositadamente. Procura alinhavar dois períodos que se seguem um ao outro na história da filosofia e que, muitas vezes, se imbricam nas ideias e nos espaços. E o faz segundo certa demarcação e certo tema, amplo igualmente, a filosofia política. Um desses dois períodos foi mais estudado em seu viés filosófico, a saber, a modernidade. Abrange, segundo alguns historiadores da filosofia, o período que se inicia no século dezessete e faz fronteira com o iluminismo, no século dezoito1. Para outros, entretanto, trata-se do período que vai de meados do século quinze a fins do dezoito2. Foi determinante do que hoje veio a ser o contemporâneo, o que abrange desde o fetiche da tecnologia à predominância da ciência, para ficar em dois aspectos. 

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7221/5912

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.