PACTO SOCIAL E GARANTIA DE AUTOPRESERVAÇÃO EM THOMAS HOBBES 

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: ADELMO JOSÉ DA SILVA

Resumo:

 O presente estudo possui como objetivo explicitar e refletir, à luz do pensamento de Thomas Hobbes, a forma natural de vida e da ação dos indivíduos que desencadearia a predominância do estado de guerra e de completa insegurança. Frente a este estado de natureza, a alternativa, com vistas ao estabelecimento da paz e da segurança, seria a introdução de um governo absoluto, mediante um pacto social, em condições de assegurar o estado de direito. O estabelecimento desta forma de governo, em contrapartida, implicaria no sacrifício da liberdade absoluta, visto que, para este pensador, somente o estado forte, centralizador de todos os poderes e identificado com o Leviatã poderia assegurar a segurança prevista no contrato social. Ao discorrer sobre o tema, objetivamos, outrossim, conduzir a uma reflexão sobre eventuais consequências políticas decorrentes deste entendimento contratualista.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5893/5859

Palavras-Chave: Pacto social; Autopreservação; Indivíduo; Sociedade; Filosofia.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.