MAQUIAVEL E A FENOMENOLOGIA DAS CONJURAÇÕES: APONTAMENTOS DE LEITURAS E HIPÓTESES INTERPRETATIVAS

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: ALESSANDRO CAMPI

Resumo:

 O tema das conspirações é frequentemente utilizado nos trabalhos de Maquiavel. Para isso, aliás, ele dedicou um dos seus mais famosos capítulos dos Discursos (III, 6). Não obstante, histórias de intriga e conspiração perpassam as histórias do Florentino, como em seus “escritos da chancelaria diplomática”. Observando a literatura predominante, “tem-se falado de maneira inapropriada sobre conspirações políticas e maquinações em O Príncipe (XIX) e nos textos histórico-políticos. Diferente de outros autores clássicos, a partir de Sallustio, Maquiavel não se limitou a descrever conspirações. Por meio de uma forma muito peculiar de enfrentamento, Maquiavel construiu uma verdadeira teoria ou fenomenologia, de um modo jamais alcançado por outros pensadores. Ele classificou as conspirações, identificadas em suas diversas variações históricas, desvelando-as em sua dimensão técnico-operacional, ilustrando as fases e os métodos de desenvolvimento, as motivações ideais, as justificativas materiais e as matrizes sociológicas. Além disso, ele apresentou uma chave da interpretação eminentemente histórica e política. Isso precisa ser salientado porque, durante muito tempo, essas interpretações limitaram-se às motivações psicológicas dos conspiradores.  

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7225/5916

Palavras-Chave: Maquiavel, Conspirações, Fenomenologia, Teoria Política.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.