CONTRATO E REALIZAÇÃO EM ROUSSEAU

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: ANTONIO CESAR FERREIRA DA SILVA

Resumo:

 Para Rousseau, ao se pensar sobre a estrutura política, é fundamental que se leve em conta a condição humana. Compreender como o homem pôde se realizar fora do contexto natural é compreender que a sociabilidade foi a única via possível para tal intento. Pensar política, pensar sociedade é pensar o homem. E isso Rousseau fez de forma exemplar, partindo sempre da condição que poderia viabilizar a realização do indivíduo; e procurou uma solução a partir da unidade entre aquilo que o homem queria construir para lhe fornecer uma boa condição de vida e aquilo que ele aspirava no seu mais íntimo sentimento, o sentimento de existência. Procurou considerar a vida do homem não dissociando as estruturas do estado em que o homem vivia e as estruturas da sua constituição. Essa via dá unidade ao pensamento rousseauniano, pois é a via que liga suas obras mais sistêmicas às obras de cunho mais antropológico. Daí não se compreender o projeto social de Rousseau sem a ligação com obras que abordam o homem em sua constituição, como é o caso do  Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens . Assim, tratar sobre a melhor forma de sociabilidade é tratar da relação entre essa forma e as aspirações do homem expressas pelo seu sentimento de existência. 

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7227/5917

Palavras-Chave: Rousseau, contrato, realização, reconhecimento

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.